Projeto Cozinha nova é que faz comida boa- Ambientta

As bancadas em porcelanato estão com tudo na decoração. Já pensou poder usar peças de porcelanato para personalizar a sua bancada?

O uso dos porcelanatos de grande formato é uma tendência que veio para ficar, pois além de utilizar as peças como revestimentos para pisos e paredes a novidade é utilizá-lo em móveis. Os formatos grandes possibilitam o uso em tampos de cozinhas, banheiros, churrasqueiras, lavanderias sem a necessidade de muitas juntas, proporcionando um visual bem clean ao tampo e diminuindo o acúmulo de sujeira nos rejuntes.

Além de serem perfeitos para uso em áreas molhadas, pois a absorção de água é quase nula.

Via- ArchiExpo

Com a tecnologia da impressão digital há uma enorme variedade de acabamentos muito fiel à realidade como mármores, pedras naturais, madeiras, concreto, etc

Assim a criatividade pode rolar solta para que o ambiente tenha o estilo que você deseja.

Para todos os estilos:

Se você deseja um ambiente rústico, opte pelos porcelanatos amadeirados.

Via Blog construindo minha casa clean

Se a ideia é um ambiente minimalista, opte por aqueles mais neutros como Mármore Calacata, Carrara…

Via ArchiExpo

Para um ambiente clássico e elegante, sem dúvida os revestimentos marmorizados em tons escuros contrastando com metais dourados são uma tendência!

Via Blog Portobello

Para um estilo industrial você pode compor um porcelanato cimentício com um revestimento brick.

Via Blog Portobello

É possível ousar ainda mais e utilizar o porcelanato como tampo de mesa ou revestindo móveis.

Via Archiexpo

Outra dica também é utilizar o mesmo padrão de revestimento usado no piso e parede para combinar com tampos e móveis, proporcionando um visual bem clean e minimalista.

Como funciona:

1- Escolha um porcelanato preferencialmente maior que 120x60cm, pois a profundidade padrão de um tampo é 60cm e quanto maior a largura menor o número de emendas.

2- Definir se o tampo será executado com a espessura da peça ou se terá uma saia, pois então a peça deverá cortada em 45°, ou 1/2 esquadria para que o acabamento da borda fique perfeito!

3- Fornecer a cuba, metais e indicar as furações necessárias para o tampo como cooktop, lixeiras embutidas e até mesmo rebaixos para áreas molhadas para que o fornecedor execute tudo perfeitamente como o projeto.

4- As peças serão cortadas e coladas com massa plástica (igual ao granito) e como é utilizado uma junta seca entre as peças a emenda fica praticamente imperceptível.

Dica: É importante ter as medidas e posição do cooktop para que seja previsto antes da instalação o recorte nas peças.

Vantagens da bancada em porcelanato

Baixa porosidade e resistência: O porcelanato possui absorção de água quase nula, o que reduz o surgimento de manchas, acúmulo de sujeira, proliferação de mofo e bactérias. Além de ser resistente à variações de temperatura – então não precisa se preocupar em apoiar uma panela quente diretamente sobre o tampo!

Estética: Com a tecnologia de impressão digital, os porcelanatos são muito similares aos materiais naturais, possuem maior uniformidade nas peças e uma diversidade muito grande de texturas e acabamentos. Conseguimos por exemplo fazer aquele tampo branco extra clean, sem pigmentos de outra cor com um custo muito razoável.

Custo benefício: Comparado às pedras naturais como mármores e granitos o custo é praticamente igual, mas além da variedades de acabamentos, as vantagens são a baixa porosidade e a resistência das peças. Mas comparadas aos quartzos (as queridinhas do momento) as peças são uma alternativa mais em conta.

Via ArchiExpo

Nossa experiência:

Um dos nossos desafios no projeto Cozinha Nova É Que Faz Comida Boa foi o tampo da cozinha, pois a cliente queria muito que o tampo fosse na cor cinza e só encontrávamos essa opção em silestone, mas o custo ultrapassava nossa verba.

Portanto a solução foi fazer o tampo em porcelanato.

A vantagem é que além de ser super resistente, não ter absorção, há uma infinidade de padrões e opções de cores e texturas, com opções lisas, que imitam pedras, etc… Nossa escolha foi o porcelanato Pietra di Savoie da “Portinari” com dimensão 100×100.

Adoramos a ideia e com certeza utilizaremos novamente pois nos permite criar um tampo personalizado, com uma diversidade de cores e estampas com um preço super acessível.

 

O resultado foi tão incrível que deixou até a gente de queixo caído!

Deixe a sua opinião aqui nos comentários! Para ver mais fotos do projeto Cozinha Nova É Que Faz Comida Boa clique aqui.

 

Ambientta Arquitetura Porto Alegre