Projeto de arquitetura é caro? Não! Confira 3 motivos que comprovam isso.Volta e meia nos deparamos com pessoas que acreditam que contratar um projeto de arquitetura é caro, e que transformar ou reformar um ambiente contratando um arquiteto está fora da sua realidade financeira. A verdade é que isso tudo é um grande mito. Afinal, são vários os fatores que justificam que um projeto de arquitetura não é caro.

1. Um projeto de arquitetura não é caro pois envolve toda a transformação de um ambiente com estilo e personalização

Sabe quando você pensa em transformar totalmente um ambiente, como por exemplo a sua sala,  e logo de primeira já sai nas lojas comprando tudo novo? Compra sofá, compra quadros, compra painel para televisão, mesa de centro e por ai vai? Quando chega na hora de organizar a sala, parece que a tinta da parede não combina com a cor do sofá, ou que a mesa de centro é um pouco maior do que você pensava e não coube como queria no espaço, ou então o painel da televisão é legal, mas não é bem como você sonhou. Neste caso, você tinha o orçamento para fazer toda a sua mudança, mas o que faltou foi planejamento, cuidado e projeto.

Além de sentar com você para conhecer exatamente o seu desejo de mudança, o arquiteto irá conhecer também o orçamento que você tem disponível, olhar com atenção para todos os móveis que você tem atualmente e pensar um projeto de arquitetura único para que você tenha orgulho para sempre, e não queira mudar novamente daqui há alguns anos. Realizar o planejamento, visualizar a planta ou até mesmo imagens de como ficará o seu projeto antes de pronto, é algo que o arquiteto fará quantas vezes forem necessárias até conseguir a sua aprovação e a sala ou o ambiente do seu sonho ficar incrivelmente perfeita.

Na maioria das vezes o trabalho que o arquiteto faz é tão surpreendente, que quando nós vemos o resultado, não imaginamos que era possível uma transformação tão incrível.

2. Um projeto de arquitetura não é caro pois busca mais economia com os fornecedores certos

Outro ponto que mostra que contratar um projeto de arquitetura não é caro, é a gestão e organização de fornecedores e orçamentos. O arquiteto tem um amplo relacionamento com o mercado e possuem muitos contatos de fornecedores para saber qual é o ideal para a sua necessidade. Sabe o barato que sai caro? Um pintor contratado porque era barato, mas no fim o trabalho feito ou os prazos só prejudicaram a sua reforma? Ou quando você não conhece muito os preços de mercado e já se atira e fecha negócio logo com o primeiro marceneiro que recebeu indicação ou encontrou pesquisando?

Quando o arquiteto é o responsável pela sua obra, ele trabalhará sempre dentro do seu orçamento, evitando desperdício e a redução de custos. Isso não significa que ele vai indicar os fornecedores mais baratos, pelo contrário, a qualidade do trabalho de cada fornecedor é levada em conta pelo arquiteto, porém, ele vai passar orientações e detalhes que facilitam os cálculos de quantidade de materiais na hora de comprá-los. Dessa forma, evita desperdício ou correria para comprar mais coisas. Assim, você investirá somente nos materiais que são realmente necessários para a sua obra ou transformação de ambiente e ao colocar na ponta do lápis terá muito mais economia.

3. Um projeto de arquitetura não é caro, pois resulta em mais valorização ao seu imóvel

Um projeto de arquitetura e decoração não é voltado somente para os detalhes estéticos. Executar uma obra não é simplesmente comprar o material e chamar os pedreiros, mais do que isso, a execução de uma obra deve se enquadrar em diversas questão de segurança e responsabilidades. Além de possuir autorização técnica e legal para executar projetos arquitetônicos, o arquiteto também possui o conhecimento e a experiência certa para indicar mudanças que são essenciais em uma reforma, como por exemplo, prever a troca de um ponto elétrico ou de um encanamento de lugar.

Cada projeto que um arquiteto realiza envolve pensar e planejar todos os cantinho da casa ou do ambiente, ocupar os espaços da forma certa e transmitir o estilo do cliente em todos os detalhes, seja algo minimalista ou super moderno e colorido, assim a casa se torna muito mais atrativa. A distribuição dos móveis, a projeção da marcenaria, a segurança em cada estrutura construída, a facilidade de circulação e diversos outros pontos que são pensados em um projeto de arquitetura garantem que você colha resultados futuros quando for vender o seu imóvel. Isso mesmo, os arquitetos desenvolvem projetos que valorizam o seu imóvel além da estética. Por tanto, entenda que quanto melhor for projetado, seguro e distribuído, melhor será o valor de venda na hora de realizar uma avaliação imobiliária.

Se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo abaixo!