Home Office para doisEncaramos o super desafio de projetar um home office para que duas pessoas pudessem ocupar o espaço confortavelmente ao mesmo tempo.  O projeto foi feito para um casal de médicos, que chegaram até nós através da indicação de outro cliente, e com objetivos muito específicos para a realização deste projeto: precisamos de um local para estudarmos juntos e que tenha muito espaço para armazenar nossas coisas e também um sofá cama para recebermos hóspedes”.

A partir disso, nossas arquitetas começaram a planejar todos os detalhes para que o pedido fosse alcançado. O desafio era simplesmente proporcionar ao mesmo ambiente o máximo de aproveitamento de espaço possível para corresponder a expectativa do cliente. Por isso, optamos em apostar na marcenaria como solução principal.

Como não foi necessário realizar grande obras ou reformas, com exceção da pintura das paredes (na tinta acrílica acetinada cor prata envelhecido “Suvinil”) , o tempo para planejamento, execução e finalização do ambiente foi de 40 dias.

Criamos um espaço onde o foco realmente é o estudo, as cores e os móveis escolhidos são discretos, exatamente para não roubar a atenção, manter o ambiente calmo e não gerar distrações.

Confira como atingimos os objetivos do cliente e os detalhes deste projeto:

Objetivo 1: Espaço para estudos – Home Office para dois

Conforme eles pediram, nós criamos um ambiente totalmente clean com foco no estudo. Foi feita uma bancada espaçosa, onde o centro das atenções é a estante de cor branca medindo 305x250cm, composta por nichos de diferentes tamanho que permitem dar destaque para as capas dos livros coloridas.

Com esta estrutura e disposição dos móveis e objetos, nós conseguimos atingir o primeiro objetivo do cliente. Além disso, a bancada, com duas estações de trabalho, permite que os dois estudem confortavelmente ao mesmo tempo.

home-office-para-dois-ambientta-arquitetura-portoalegre

Para garantir praticidade ao casal na hora de utilizar os seus computadores, a solução adotada para a passagem da fiação foi criar uma canaleta inferior ao móvel, assim ficou possível conectá-los também à impressora e ao modem. O contato com a fiação é feito por uma abertura de fácil acesso no tampo da bancada, de forma que todos os fios fiquem escondidos e não atrapalhem a decoração do ambiente.  Com certeza ao olhar a foto do home office para dois, você nem imagina que existe toda uma estrutura de fiação escondida.

O acabamento da bancada foi em MDF com melamina branca e também, para valorizar os nichos e quebrar a monotonia do branco, foram feitos negativos de 2×2 na parte superior do nicho para colocar uma fita de led (Brilia 7,8W 2700K) e garantir a iluminação embutida. Toda a marcenaria foi feita pela Toque&Arte.

As cadeiras, no padrão executivas (modelo CEO),  e as luminárias (Pino Luminária de mesa) que vão em cima da bancada, são da loja Tok&Stok.

tok-stok

Objetivo 2: Armazenamento – aproveitamento de espaços

Aproveitamos o armário existente, que era em madeira, e laminamos a parte externa de branco de forma a integrá-lo no espaço. Também revestimos uma das portas com fórmica branca para que eles pudessem utilizar como quadro branco para anotações. Assim, utilizando caneta e apagador especial para quadro branco é possível usar e abusar do espaço para fazer anotações importantes.

 

home-office-para-dois-ambientta-arquitetura-portoalegre-poa
Antes
home-office-para-dois-ambientta-arquitetura-portoalegre-rs
Depois

Objetivo 3: Acomodar visitas – sofá-cama para hóspedes

Esse pedido também não poderia ficar de fora do projeto, afinal, ter um espaço para receber e acomodar visitas em casa também é super importante. O estofado de canto é um sofá-cama com medida de 150x85cm que se encaixou perfeitamente no ambiente em frente as estações de trabalho e ao lado do armário.

home-office-para-dois-ambientta-arquitetura-portoalegre-9

 

Deixe a sua opinião aqui nos comentários! Para ver mais fotos do projeto Um Home Office para Dois clique aqui.

 

Ambientta Arquitetura Porto Alegre