coracaocasa

As arquitetas do Ambientta planejaram uma cozinha linda para um casal jovem e descolado. O projeto ficou demais e por isso, resolvemos compartilhar os detalhes aqui no blog!

A cozinha faz parte do primeiro apartamento do casal, o qual gostaria de um ambiente moderno e despojado para aproveitar a churrasqueira com os amigos e ainda ter toda a praticidade do mundo. O projeto foi pensado para atender exatamente o desejo do nosso cliente. Como o resultado ficou tão apaixonante, resolvemos dar o nome de: “O Coração da Casa”.

Pegamos o apartamento vazio, exatamente como foi entregue pela construtora, logo tivemos liberdade para pensar em todos os detalhes.

Veja as etapas e detalhes deste projeto de cozinha moderna e surpreenda-se com o resultado final. Depois diga se essa cozinha é ou não é o verdadeiro coração da casa!

1. Criamos um hall de entrada

O primeiro desafio que encontramos, foi o de separar dois ambientes: a entrada do apartamento e a cozinha. Ao entrar no apartamento, tínhamos a sensação de que se entrava diretamente na cozinha. Aqui na foto você pode entender o que estamos falando:

Cozinha moderna para casal jovem

Então pensamos em criar uma estante ao lado da porta, para limitar espaço e representar um hall de entrada. Assim, o apartamento ganhou mais um ambiente e a privacidade da cozinha ficou garantida.

Optamos em fazer uma estante com linhas diferenciadas. Colocamos uma linha em diagonal que propõe guiar e convidar a pessoa para entrar no ambiente. Assim quebra o paralelismo com as paredes e não passa a percepção de bloqueios. Além disso, a estante oferece espaços para guardar objetos e decorá-la. É composta por nichos de diferentes tamanhos e alturas. Assim, a entrada do apartamento fica muito mais charmosa e com uma decoração que não atrapalha a passagem. Para aproveitar mais ainda o espaço da estante, fizemos um nicho fechado com porta, que funciona para guardar chaves, correspondências e objetos de forma organizada e que tenham fácil acesso. Com essa simples solução evitamos que estas coisas fiquem em cima da mesa ou de outros móveis da sala. Confira:

cozinha moderna

 

2. Piso que traz sensação de amplitude

Como a construtora entregou o apartamento somente com o piso da cozinha colocado e sem nada nas outras peças, optamos por tirar fora o piso da cozinha e colocar ali o mesmo que fosse utilizado na sala de estar e jantar. Mas, por que fizemos isso? Simplesmente para dar uma sensação de amplitude ao apartamento. É isso o que acontece quando não há limitações no piso. É transmitido um conceito de continuidade entre os espaços.

Outra característica importante para garantir um espaço mais amplo, foi usar um modelo de piso com peças grandes, o que nós utilizamos foi um porcelanato 80x80cm. Assim é utilizado menos rejunte, o que garante a sensação de que o espaço é bem maior do que realmente é. O porcelanato que utilizamos é feito no padrão cimentício e tem acabamento acetinado.

3. Garantimos uma distribuição perfeita da luz

A construtora entregou o apartamento com um rebaixamento de gesso no teto da cozinha (foi feito para passar a tubulação do andar superior). Como tornar os ambientes mais amplos foi um dos atributos do projeto, optamos por não rebaixar o forro da sala, resultando em manter um pé direito maior.

Para valorizar o pé direito e garantir uma boa distribuição da luz, utilizamos trilhos eletrificados.

No forro de gesso da cozinha, escolhemos instalar dicróicas (são lâmpadas leds que ficam embutidas em forros ou nichos e reduz a emissão de calor). As lâmpadas dicróicas contribuíram na valorização da decoração e dos objetos dispostos pela estante, além disso, proporcionaram um efeito de luz e sobra nos nichos que são vazados.

cozinha-moderna-casal-jovem-iluminacao
Trilhos eletrificados, pendentes na bancada e dicróicas no hall de entrada

4. Móveis da cozinha modernos, clean e aconchegantes

Ao optarmos por unificar os ambientes (cozinha e sala) a fim de garantir a amplitude e manter o conceito de unidade visual, tivemos que ter a certeza que todos os móveis combinariam. Por isso, propomos uma marcenaria super clean, sem ter cara de cozinha tradicional e permitindo a comunicação dos móveis da cozinha com os da sala.

Nos armários aéreos desta cozinha moderna, a nossa proposta foi a de aplicar o sistema fecho toque para a abertura das portas, assim evitamos o uso de puxadores e ao olhar para os armários passamos a ideia de um painel. Além disso, fizemos as frentes das portas ficarem sobrepostas.

cozinha moderna casal jovem

Melanina Linen Grigio
Melanina Linen Grigio da Berneck- utilizada para o acabamento dos armários da cozinha

Para o acabamento dos armários, optamos por uma cor neutra, chamada Melanina Cinza Linen Grigio do fabricante Berneck que contrasta com a madeira e o azul. Assim o ambiente fica bem mais sóbrio e o móvel mais sofisticado.

Seguindo a nossa ideia de amplitude e unificação dos ambientes, desenhamos o balcão americano da cozinha integrado ao aparador da sala de jantar. Assim, a bancada que ocupa a maior parte do ambiente, envolve também o balcão azul, fazendo com que a cor tenha mais destaque e também faça parte da decoração.

Melanina Amadeirada Gengibre
Melanina Amadeirada Gengibre | utilizada no acabamento da bancada e da estante

A utilização da madeira na estante e na bancada (aparador + balcão americano), foi estrategicamente pensada para aquecer e tornar o apartamento mais aconchegante.

Os ambientes são neutros com paredes e móveis cinzas e precisavam desse toque especial. A cor que usamos foi a Melamina Amadeirada Gengibre do fabricante Berneck. Essa cor é simplesmente demais, pois consegue ter um tom quente sem ser muito escura.

O balcão azul que compõe o aparador é uma das cerejas do bolo nesse projeto. Ele foi pensado para se destacar entre todos os elementos do jantar, que além do móvel e acessórios de decoração também é composto por uma mesa de vidro clean e neutra. A cor é alegre e se destaca no ambiente sem pesar, cansar ou enjoar. É um tom de azul atemporal, que gera um contraste interessante com a madeira e o cinza. O brilho da tinta também diferencia o móvel, já que os outros tem acabamento fosco. A cor exata deste azul é a Laca Azul fl017 do fabricante Farben S/A (Linha Farbemix)

PROJETO_AMBIENTTA_SALA_COZINHA_AZUL_CINZA_ESTANTE_MODERNO_JOVEM (8)

E então, o que você achou do projeto “O Coração da Casa”? Além da cozinha e do hall de entrada, nós também fizemos um lindo lavabo para o casal. Você pode conferir mais fotos deste projeto clicando aqui.

Ambientta Arquitetura Porto Alegre